Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/67679
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Daniervelin Renata Marques Pereira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9783235143754513 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andreza Santos Xavier Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bárbara Amaral da Silva | pt_BR |
dc.creator | Mirian Vanessa Lopes Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T22:44:56Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T22:44:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/67679 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho parte da reflexão sobre a importância da educação em direitos humanos e da discussão sobre os desafios do ensino em direitos humanos acentuados por impasses de ordem político-ideológica. Com importantes implicações sobre esse tema no Brasil, tem-se a redação do Enem, importante forma de ingresso ao ensino superior que acontece anualmente. Tendo em vista a importância de trabalhar os direitos humanos na educação básica e a carência de materiais sobre o assunto, apresenta-se uma proposta prática direcionada ao professor do ensino médio para abordagem do tema através de produções de infográficos pelos estudantes, contemplando os multiletramentos a partir do referencial teórico de Paiva e Gomes (2021). Tal proposta parte dos sete princípios que regem a correção da redação do Enem, presentes nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Além de apresentar informações históricas e sociais sobre os direitos humanos, este trabalho de monografia apresenta como produto a proposta prática que pretende contribuir para a reflexão crítica sobre o assunto e para a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e aos direitos fundamentais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | redação do Enem | pt_BR |
dc.subject | língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | infográfico | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Direitos Humanos na redação do Enem: uma proposta prática para professores do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Direitos Humanos na redação do Enem - uma prática no Ensino Médio_VERSÃO FINAL - Mirian Lopes.pdf | 666.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.