Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/67679
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Direitos Humanos na redação do Enem: uma proposta prática para professores do ensino médio |
Authors: | Mirian Vanessa Lopes Oliveira |
First Advisor: | Daniervelin Renata Marques Pereira |
First Referee: | Andreza Santos Xavier Rodrigues |
Second Referee: | Bárbara Amaral da Silva |
Abstract: | O presente trabalho parte da reflexão sobre a importância da educação em direitos humanos e da discussão sobre os desafios do ensino em direitos humanos acentuados por impasses de ordem político-ideológica. Com importantes implicações sobre esse tema no Brasil, tem-se a redação do Enem, importante forma de ingresso ao ensino superior que acontece anualmente. Tendo em vista a importância de trabalhar os direitos humanos na educação básica e a carência de materiais sobre o assunto, apresenta-se uma proposta prática direcionada ao professor do ensino médio para abordagem do tema através de produções de infográficos pelos estudantes, contemplando os multiletramentos a partir do referencial teórico de Paiva e Gomes (2021). Tal proposta parte dos sete princípios que regem a correção da redação do Enem, presentes nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Além de apresentar informações históricas e sociais sobre os direitos humanos, este trabalho de monografia apresenta como produto a proposta prática que pretende contribuir para a reflexão crítica sobre o assunto e para a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e aos direitos fundamentais. |
Subject: | Língua portuguesa – Aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/67679 |
Issue Date: | 13-Oct-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Direitos Humanos na redação do Enem - uma prática no Ensino Médio_VERSÃO FINAL - Mirian Lopes.pdf | 666.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.