Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/67679
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Direitos Humanos na redação do Enem: uma proposta prática para professores do ensino médio
Autor(es): Mirian Vanessa Lopes Oliveira
Primeiro Orientador: Daniervelin Renata Marques Pereira
Primeiro membro da banca : Andreza Santos Xavier Rodrigues
Segundo membro da banca: Bárbara Amaral da Silva
Resumo: O presente trabalho parte da reflexão sobre a importância da educação em direitos humanos e da discussão sobre os desafios do ensino em direitos humanos acentuados por impasses de ordem político-ideológica. Com importantes implicações sobre esse tema no Brasil, tem-se a redação do Enem, importante forma de ingresso ao ensino superior que acontece anualmente. Tendo em vista a importância de trabalhar os direitos humanos na educação básica e a carência de materiais sobre o assunto, apresenta-se uma proposta prática direcionada ao professor do ensino médio para abordagem do tema através de produções de infográficos pelos estudantes, contemplando os multiletramentos a partir do referencial teórico de Paiva e Gomes (2021). Tal proposta parte dos sete princípios que regem a correção da redação do Enem, presentes nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Além de apresentar informações históricas e sociais sobre os direitos humanos, este trabalho de monografia apresenta como produto a proposta prática que pretende contribuir para a reflexão crítica sobre o assunto e para a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e aos direitos fundamentais.
Assunto: Língua portuguesa – Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/67679
Data do documento: 13-Out-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Direitos Humanos na redação do Enem - uma prática no Ensino Médio_VERSÃO FINAL - Mirian Lopes.pdf666.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.