Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/67679
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Direitos Humanos na redação do Enem: uma proposta prática para professores do ensino médio |
Autor(es): | Mirian Vanessa Lopes Oliveira |
Primeiro Orientador: | Daniervelin Renata Marques Pereira |
Primeiro membro da banca : | Andreza Santos Xavier Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Bárbara Amaral da Silva |
Resumo: | O presente trabalho parte da reflexão sobre a importância da educação em direitos humanos e da discussão sobre os desafios do ensino em direitos humanos acentuados por impasses de ordem político-ideológica. Com importantes implicações sobre esse tema no Brasil, tem-se a redação do Enem, importante forma de ingresso ao ensino superior que acontece anualmente. Tendo em vista a importância de trabalhar os direitos humanos na educação básica e a carência de materiais sobre o assunto, apresenta-se uma proposta prática direcionada ao professor do ensino médio para abordagem do tema através de produções de infográficos pelos estudantes, contemplando os multiletramentos a partir do referencial teórico de Paiva e Gomes (2021). Tal proposta parte dos sete princípios que regem a correção da redação do Enem, presentes nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Além de apresentar informações históricas e sociais sobre os direitos humanos, este trabalho de monografia apresenta como produto a proposta prática que pretende contribuir para a reflexão crítica sobre o assunto e para a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e aos direitos fundamentais. |
Assunto: | Língua portuguesa – Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/67679 |
Data do documento: | 13-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Direitos Humanos na redação do Enem - uma prática no Ensino Médio_VERSÃO FINAL - Mirian Lopes.pdf | 666.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.