Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQPNH
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Afetividade e ensino-aprendizagem: a abordagem pela gestão democrática na educação infantil pública |
Authors: | Giselle Maria Brasileiro Guimarães |
First Advisor: | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca |
First Referee: | Rogerio Correia da Silva |
Abstract: | Esta análise objetiva refletir sobre as relações de afetividade e ensino-aprendizagem que se estabelecem entre gestor/professor/aluno em uma escola pública de educação infantil, fundamentada no pensamento Walloniano. Henri Wallon, teórico que deu base para este estudo acerca da afetividade na relação professor/aluno para o sucesso da aprendizagem das crianças da Educação Infantil, destaca a emoção como vínculo primeiro e de fundamental importância nas relações humanas. De forma que observando a relação gestor/professor/aluno, vê-se a presença constante da emoção. A partir daí, fundamentam-se os processos reflexivos sobre as relações entre afetividade e ensino-aprendizagem na educação infantil, ressalta-se a importância do tratamento humanizado e da prática responsável da docência, com auxílio do gestor, principalmente àqueles que se encontram no início da escolarização. |
Subject: | Psicologia educacional Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQPNH |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_de_especializa__o_giselle_maria_brasileiro_guimar_es.pdf | 256.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.