Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWNXK
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Gestão escolar: impasses e possibilidades nas relações de trabalho na escola |
Authors: | Sandra Marcianita de Oliveira Jardim |
First Advisor: | Alexandre Gomes Soares |
Abstract: | Este estudo propõe uma análise sobre as relações de trabalho da Escola Municipal Helena Antipoff, seguindo a metodologia de pesquisa bibliográfica. Destaca o papel do gestor escolar e as dimensões conflitivas advindas de impasses oriundos das relações em diversas formas e regimes de trabalho, vislumbrando possibilidades de melhorias destas relações numa gestão democrática da escola, bem como seu reflexo na ampliação destas com toda a comunidade escolar. Sobretudo, neste cenário o objetivo é refletir sobre as relações elencadas no Projeto Político Pedagógico da escola; enquanto ações alicerçadas em uma prática profissional responsável. Por fim, à luz de alguns autores estudados como Cury(2009), Japecanga(2000), Monlevade(2001) e Perrenoud(2001); propõe rever os caminhos que se abrem às possibilidades, como resultados alcançados sob o prisma de uma Gestão verdadeiramente democrática. |
Subject: | Escolas Organização e administração Escolas Administração de pessoal Professores Ambiente de trabalho |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWNXK |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_sandramarcianitadeoliveirajardim.pdf | 698.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.