Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZGGBF
Type: Monografias de Especialização
Title: Parceria família-escola: limites e possibilidades
Authors: Cleidmar Costa de Almeida Pinho
First Advisor: Priscila Rezende Moreira
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso-TCC faz alguns questionamentos sobre a relação família-escola a partir da análise do Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Estadual Ariano Suassuna, apresenta reflexões a cerca da relação entre ambos os segmentos, possíveis influências no desenvolvimento humano e na aprendizagem escolar e como essa relação pode ser um importante instrumento de integração e participação na gestão escolar na busca da qualidade e melhores resultados na aprendizagem. Para a realização do mesmo procuro dialogar com Carvalho (2000) que aponta a família como uma das variáveis responsáveis pelo sucesso ou fracasso escolar do aluno, e com as autoras Dessen & Polonia (2007) que consideram as instituições escola e família como contextos de suma importância na formação e no desenvolvimento humano. Algumas considerações são feitas no sentido de promover uma parceria mais efetiva entre a família e a escola buscando garantir a efetivação da gestão democrática e o direito à educação.
Subject: Educação Participação dos pais
Família Educação
Escolas Organização e administração
Lar e escola
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZGGBF
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_cleidmar_c_a_pinho_turma1__1_.pdf528.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.