Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MQHR6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Direito, educação e cidadania ou Dos pressupostos de uma cidadania plena
Autor(es): Pedro Henrique Cordeiro Lima
primer Tutor: Maria Aparecida Brochado Ferreira
primer miembro del tribunal : Adla Betsaida Martins Teixeira
Segundo miembro del tribunal: Ricardo Henrique Carvalho Salgado
Resumen: O progresso de um Estado de Direito conhece-se não pela qualidade do pensamento de seus doutores, mas sim pela consciência (jurídica) de seus cidadãos. O Estado contemporâneo vive uma conjuntura bastante peculiar: a cisão interior entre uma organização tecnocrática marcadamente niilista e uma busca cada vez mais acentuada pela recuperação de seu sentido ético pelo intermédio da democracia participativa1. De um lado tem-se um poder guiado por interesses nada transparentes, alheios aos valores proclamados na Constituição, resultante de uma legitimação formal característica de uma democracia meramente representativa, onde a potestas é alienada em um voto exercido em um hic et nunc. Em oposição surgem vislumbres de um Estado ético, que se legitima não apenas pelo voto formal, mas por uma relação real com a vontade popular expressa na permanente participação democrática dos cidadãos e pelo esforço de efetivação dos direito fundamentais.
Asunto: Direito
Ética
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MQHR6
Fecha del documento: 2-ago-2011
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