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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MQHR6
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Direito, educação e cidadania ou Dos pressupostos de uma cidadania plena |
Autor(es): | Pedro Henrique Cordeiro Lima |
Primeiro Orientador: | Maria Aparecida Brochado Ferreira |
Primeiro membro da banca : | Adla Betsaida Martins Teixeira |
Segundo membro da banca: | Ricardo Henrique Carvalho Salgado |
Resumo: | O progresso de um Estado de Direito conhece-se não pela qualidade do pensamento de seus doutores, mas sim pela consciência (jurídica) de seus cidadãos. O Estado contemporâneo vive uma conjuntura bastante peculiar: a cisão interior entre uma organização tecnocrática marcadamente niilista e uma busca cada vez mais acentuada pela recuperação de seu sentido ético pelo intermédio da democracia participativa1. De um lado tem-se um poder guiado por interesses nada transparentes, alheios aos valores proclamados na Constituição, resultante de uma legitimação formal característica de uma democracia meramente representativa, onde a potestas é alienada em um voto exercido em um hic et nunc. Em oposição surgem vislumbres de um Estado ético, que se legitima não apenas pelo voto formal, mas por uma relação real com a vontade popular expressa na permanente participação democrática dos cidadãos e pelo esforço de efetivação dos direito fundamentais. |
Assunto: | Direito Ética |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MQHR6 |
Data do documento: | 2-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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