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dc.contributor.advisor1Maria Aparecida Brochado Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Adla Betsaida Martins Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Henrique Carvalho Salgadopt_BR
dc.creatorPedro Henrique Cordeiro Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T18:02:52Z-
dc.date.available2019-08-10T18:02:52Z-
dc.date.issued2011-08-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MQHR6-
dc.description.resumoO progresso de um Estado de Direito conhece-se não pela qualidade do pensamento de seus doutores, mas sim pela consciência (jurídica) de seus cidadãos. O Estado contemporâneo vive uma conjuntura bastante peculiar: a cisão interior entre uma organização tecnocrática marcadamente niilista e uma busca cada vez mais acentuada pela recuperação de seu sentido ético pelo intermédio da democracia participativa1. De um lado tem-se um poder guiado por interesses nada transparentes, alheios aos valores proclamados na Constituição, resultante de uma legitimação formal característica de uma democracia meramente representativa, onde a potestas é alienada em um voto exercido em um hic et nunc. Em oposição surgem vislumbres de um Estado ético, que se legitima não apenas pelo voto formal, mas por uma relação real com a vontade popular expressa na permanente participação democrática dos cidadãos e pelo esforço de efetivação dos direito fundamentais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subject.otherDireitopt_BR
dc.subject.otherÉticapt_BR
dc.titleDireito, educação e cidadania ou Dos pressupostos de uma cidadania plenapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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