Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHD3
Type: Monografias de Especialização
Title: Uma proposta de uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências
Authors: Fernanda Vargas Maia Mendes
First Advisor: Ivo de Jesus Ramos
Abstract: A tendência pedagógica atual é conciliar a tecnologia com o ensino, implementando uma nova cultura docente e discente. Para tal, é necessário que o uso das novas tecnologias deva ser implementado de forma estratégica e planejado visando aproveitar suas eficiências. Assim, o presente estudo buscou diagnosticar a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo educativo, investigar suas potencialidades e, paralelamente, propor atividades de caráter investigativo mediadas pelas TICs que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais. Por meio de um questionário aplicado a professores das disciplinas de Biologia, Física e Química, foi possível identificar o perfil dos docentes quanto ao acesso e a utilização das TIC no âmbito pessoal e profissional bem como analisar sua percepção e reflexão sobre as tecnologias aplicadas ao ambiente escolar. Verificou-se que, apesar da relevância dada pelos docentes, a implementação das tecnologias a Ciências é frequentemente reduzida e fragmentada. Através das problemáticas apontadas e da investigação com o auxílio da utilização das novas tecnologias no processo de ensino, foram elaboradas atividades investigativas que sugerem metodologias e estratégias que possam contribuir e nortear as aulas de ciências naturais.
Subject: Educação
Tecnologia educacional
Ciência  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHD3
Issue Date: 17-Dec-2011
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_fernanda_vargas_maia_mendes.pdf759.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.