Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNRG
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação da aprendizagem e projeto político pedagógico: percursos para a construção do conhecimento
Authors: Arlete Viegas Ferreira
First Advisor: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
First Referee: Rosimar de Fatima Oliveira
Abstract: A consolidação do processo de gestão democrática participativa éextremamente importante no ambiente escolar por ser o caminho mais viável para a elaboração do Projeto Político Pedagógico - PPP. Este, por sua vez compõe-se de eixos temáticos variados, sendo a avaliação um dos assuntos mais polêmicos e discutidos na área educacional, devido à divergência de entendimentos que se têm sobre a mesma. Alunos e professores são os protagonistas deste processo, enquanto se refere à avaliação da aprendizagem, que é o objeto de análise deste trabalho, sendo que estes sujeitos, de acordo com nossos estudos, na instituição escolhida, não consideram este processo sob o mesmo olhar. O professor, na maioria das vezes utiliza-se apenas de testes e provas, valorando a quantidade referente a números e conceitos e não a qualidade da aprendizagem, alcançada pelos alunos ao longo dos estudos. Analisa-se, assim, as práticas pedagógicas, as práticas avaliativas, tendo como referência o PPP da instituição e a vivênciaprofissional na mesma, buscando a compreensão desse processo sobdiferentes aspectos, através de uma abordagem crítica.
Subject: Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNRG
Issue Date: 16-Oct-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_arlete_viegas_ferreira.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.