Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT
Type: Monografias de Especialização
Title: Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
Authors: Claudete Reis Elias da Silva
First Advisor: Maria Gorete Neto
First Referee: Eliana Guimaraes Almeida
Abstract: O presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino
Alfabetização
Letramento 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudete_reis_elias_silva_souza.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.