Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXG95
Type: Monografias de Especialização
Title: Desenvolvimento, aprendizagem e possíveis intervenções nocontexto do autismo: um estudo de caso
Authors: Simone Barbosa Sobrinho
First Advisor: Luciana de Oliveira Silva
First Referee: Daiane Marques Silva
Abstract: Este trabalho se configura como um estudo de caso de um aluno portador de espectro do autismo, e teve por objetivo investigar seu desenvolvimento, aprendizagem e possíveis intervenções no contexto escolar, uma instituição da Rede Municipal de Belo Horizonte. A pesquisa partiu dos pressupostos da pesquisa-ação, e utilizou a observação como instrumento de investigação. Os dados foram analisados em diálogo com as contribuições de autores como Cunha, Santos e Vigotski. Pudemos concluir que uma criança portadora de autismo pode aprender e se desenvolver no contexto de uma escola regular desde que seja realizada uma intervenção docente coerente com suas especificidades. No caso em foco, a demonstração de afeto, pela professora, e a descoberta de que o aluno tinha preferência pelo desenho e pela pintura, constitui-se como importante elo de socialização e de abertura a novos conhecimentos.
Subject: Autismo 
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva  
Inclusão em educação
Educação especial 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXG95
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
simone_barbosa_sobrinho.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.