Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7
Type: Tese de Doutorado
Title: Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard
Authors: Mario Alves Coutinho
First Advisor: Maria Ester Maciel de Oliveira Borges
First Referee: Teodoro Renno Assuncao
Second Referee: Cesar Geraldo Guimaraes
Third Referee: Camila de Castro Diniz Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Adalberto Müller Junior
Abstract: Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifonia; o poético e Arthur Rimbaud. Para cada uma dessas modulações, um filme foi analisado, à luz do referencial teórico pertinente. Desta maneira, analisou-se O desprezo como uma tradução intersemiótica de vários textos literários(o romance homônimo de Alberto Moravia e a Odisséia de Homero, principalmente); Alphaville como o exemplo de intertextualidade, polifonia, citação; o demônio das onze coisas que eu sei dela é abordado sob a perspectiva do ensaísmo literário e cinematográfico. Foi demonstrado que muitos dos filmes de Jean-Luc Godard ( ou algumas seqüências de certas fitas) poderiam ser enquadrados numa dessas modulações, e que alguns deles poderiam até mesmo ser descritos como pertencentes a mais de uma categoria estudada. Ficou evidenciado, também, que a intertextualidade literária na sua obra transformou-se num método orgânico e que o diretor utilizou os recursos cinematográficos (enquadramentos, luz, montagem) para filmar palavras, criar paronomásias, anagramas, usando cinematograficamente o som para jogar e brincar com as palavras. Em resumo, o trabalho procurou mostrar que Godard, concretamente, "escreveu com a câmera".
Subject: Godard, Jean-Luc, 1930- Crítica e interpretação
Adaptações para o cinema
Intertextualidade
Semiótica e literatura
Diretores e produtores de cinema França
Cinema e literatura
Cinema Semiótica
Poesia História e crítica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7
Issue Date: 6-Sep-2007
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
escrever_com_a_camera_completo1.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.