Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B45G63
Type: Tese de Doutorado
Title: Entrando na máquina: repetição e estratégias ficcionais na obra de Carlos Sussekind
Authors: João Gonçalves Ferreira Christófaro Silva
First Advisor: Maria Ester Maciel de Oliveira Borges
First Referee: Myriam Correa de Araujo Avila
Second Referee: Sergio Alcides Pereira do Amaral
Third Referee: Nabil Araújo de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Flora Sussekind
Abstract: O objetivo desta tese é refletir sobre o uso da repetição como artifício na ficção de Carlos Sussekind. Propomos que há, nessa obra, dois tipos de repetição. A primeira busca ser fiel a seu modelo, e é encarnada sobretudo por Espártaco e seu Diário. A segunda, encarnadasobretudo por Lamartine e seus fingimentos, rivaliza com a primeira, tomando-a como modelo e retroagindo sobre ela. Nesse gesto, o fundamento que permitia que separássemos uma da outra é negado, bem como o de uma série de outras oposições que lhe são correlatas: o verdadeiro e o falso, o fora e o dentro do livro, o diário e o romance, o próprio e o alheio, o eu e o outro, a normalidade e a loucura, o verossímil e o fantástico. Esses dois tipos de repetição são tematizados, por sua vez, por dois tipos de máquinas: umas que registram, outras que põem o registro em movimento. No fim desse processo, nos encontramos diante de duas maneiras de modelar a si e ao mundo, que não diferenciam-se no que diz respeito à sua legitimidade: ambas são igualmente incapazes de repetir um fundamento sólido, bem como de controlar a irrupção de uma realidade refratária a seus fingimentos. Não obstante a ilegitimidade de ambas, permanece uma assimetria na força e na violência com que cada uma delas atua.
Abstract: This thesis intends to reflect on the use of repetition as an artifice in the fictional work of Carlos Sussekind. It proposes that two types of repetition are present in his works. The first one seeks fidelity to its model and is embodied by Espártaco and his diary, especially. The second, embodied by Lamartine and his pretenses, competes with the first one by taking it as a model and retroacting upon it. This gesture denies the principle by which these two types could be separated one from the other, as well as a series of other correlated oppositions, such as: true or false, diary and novel, the inside and the outside of a book, the self and the other, normality and madness, verisimilitude and the fantastic. Additionally, these two classes of repetition are thematized by two groups of machines: those that are responsible for registering and those that are able to put the registries in motion. This process results in two modes offashioning the self and the world that cannot be contrasted by their legitimacy. Both are equally unable to repeat a solid foundation, as well as to restrain the irruption of a reality that is refractory to its pretenses. In spite of their illegitimacy, the two modes of repetition remain asymmetric in terms of the force and violence of their action.
Subject: Sussekind, Carlos, 1933- Que pensam vocês que ele fez
Sussekind, Carlos, 1933- Ombros altos
Repetição em literatura
Ficção brasileira Historia e critica
Literatura comparada
Literatura brasileira Séc XX
Sussekind, Carlos, 1933- Armadilha para Lamartine
Sussekind, Carlos, 1933- O autor mente muito
Mendonça, Carlos Sussekind de, 1899-1968 Diários
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B45G63
Issue Date: 22-Jun-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_jo_o_gon_alves_ferreira_christ_faro_silva.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.